O registro da previsão financeira do pedido permite que o financeiro tenha um controle sobre os lançamentos futuros e possa se programar para essa despesa antecipadamente.
Quando o material chega na obra vem junto a Nota Fiscal de Compra, que tem valor fiscal e que será efetivamente pago para o fornecedor. Nesse caso teremos dois títulos, o da previsão financeira do Pedido e o da Nota.
Mas o sistema irá processar as informações e evitar que os valores fiquem duplicados no financeiro e relatórios gerenciais.
Ao cadastrar a Nota Fiscal e atender o Pedido o sistema cadastra automaticamente uma baixa do tipo substituição no título da previsão. Assim o valor que será considerado como válido no financeiro será apenas o da Nota Fiscal.
Atenção! Para que a baixa por substituição seja feita automaticamente pelo sistema é necessário que o vínculo entre o Pedido e a Nota Fiscal seja feito corretamente, conforme mostramos no artigo: Como atender um pedido de compra através de uma nota fiscal?
Ao analisarmos o cadastro dos títulos no financeiro serão apresentados os dois lançamentos, mas o título de previsão consta com parcelas baixadas por substituição.
No cadastro do Pedido também é possível verificar essa informação. Ao acessar a aba de Previsão Financeira são apresentados 3 quadros, um com o Previsto (datas e valores iniciais da previsão), um com o Realizado (datas e valores das notas que atenderam ao pedido) e as Parcelas em Aberto (com os valores restantes a serem atendidos por Nota, caso o Pedido tenha sido parcialmente entregue. Se ele foi totalmente entregue este campo aparece em branco).
Esperamos que este artigo tenha ajudado!