O que são APIs?
API, Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos, é uma padronização para comunicação, transferência e/ou carregamento de dados entre dois sistemas, softwares ou aplicativos. Ou seja, APIs são interfaces de Programação de Aplicações, ou um conjunto de endpoints de que formam um recurso como por exemplo: Clientes, Credores, Títulos a Receber. Podemos, por exemplo, obter dados, persistir, editar ou excluir um Cliente. O Recurso ou API é esse conjunto de algumas destas ações que podem ser feitas.
A documentação de APIs do Sienge Plataforma é um conteúdo técnico destinado principalmente à desenvolvedores, mas é possível de ser compreendida por usuários não técnicos seguindo os passos deste documento, que visa esclarecer os principais termos técnicos contidos na documentação. Alguns termos técnicos comuns em integrações que são abordados na nossa documentação são: Como entender a documentação das APIs?: Sienge Plataforma
A documentação de APIs é bem dinâmica e pode sofrer atualizações diárias, você pode acessar por este link: https://api.sienge.com.br/docs/
Como acompanhar os Pedidos de Compra atendidos por Notas Fiscais de Compra através de API?
Agora é possível acompanhar quais insumos dos pedidos de compra foram atendidos por notas fiscais de compras através de API.
Para encontrar esse recurso, basta acessar o endpoint: /purchase-invoices/deliveries-attended.
Através dessa API, é possível verificar exatamente quais insumos dos pedidos de compra foram atendidos por notas fiscais de compra, a quantidade atendida e quais notas fizeram tais atendimentos, facilitando dessa forma o rastreio das entregas feitas em notas fiscais de compra.
O recurso traz as seguintes informações:
- Número do pedido de compras atendido
- Número do item do pedido de compras entregue
- Número do item do pedido de compras atendido
- Número sequencial da Nota Fiscal que atendeu o item do pedido
- Número do item da Nota Fiscal que atendeu o item do pedido
- Data da entrega
- Quantidade entregue
Esse recurso possui flexibilidade na forma em que é consultado, permitindo filtrar entre o número do pedido, número da nota, número do título, ou até mesmo fazendo uma combinação entre eles para gerar uma consulta mais específica.
Ao consultar utilizando apenas o filtro de título da nota fiscal (billId), será apresentado como resultado a lista de insumos da nota fiscal desse título que atenderam algum pedido de compras, destacando o número do pedido, o número do insumo no pedido e a quantidade atendida nessa nota para o pedido em questão.
Ao consultar utilizando apenas o filtro de Pedido de Compras (purchaseOrderId), será apresentado como resultado uma lista dos insumos atendidos, destacando o insumo atendido, a quantidade atendida, e o número sequencial da nota que o atendeu. Caso um insumo tenha sido atendido por várias notas fiscais diferentes, então esse insumo é apresentado mais de uma vez nessa lista, para separar corretamente a quantidade atendida entre cada nota fiscal.
Agora, utilizando esse API, você já pode acompanhar e rastrear mais facilmente o atendimento dos pedidos de compra e notas fiscais sem necessariamente utilizar os relatórios dentro do Sienge.
Quais clientes podem utilizar APIs e Quais recursos do sistema estão disponíveis?
Clientes DC tem disponível os recursos de APIs. Para os clientes com servidor local o acesso de APIs não está disponível.
Para saber mais sobre a disponibilidade e planos acesse: Quais clientes podem utilizar APIs e Quais recursos do sistema estão disponíveis? : Sienge Plataforma
Esperamos que este artigo tenha ajudado!