A emissão da Nota Fiscal de Simples Remessa é útil, por exemplo, em situação onde a empresa efetuou compras com seu fornecedor, mas irá recebê-las em diversas entregas, mas sem que o fornecedor emita a nota de pagamento ainda.
Sendo assim, a cada entrega, o fornecedor emite uma Nota Fiscal de Simples Remessa, e ao final do processo será emitida uma Fatura, que irá agrupar todas as Notas de Simples Remessa.
Pré-requisito
Para o cadastramento da Nota Fiscal de Simples Remessa, o usuário deve possuir o acesso liberado ao módulo Suprimentos, no menu de cadastro de Nota Fiscal de Compra.
Além disso, deve-se ter cadastrado um documento que seja do tipo Nota de Simples Remessa. Veja como cadastrar em Por que não aparece nenhum documento no cadastro de uma Nota de Simples Remessa: Sienge Plataforma
Passo a passo
Acesse o módulo Suprimentos > Compras > Notas Fiscais de Compra > Cadastros, e clique no botão Novo para iniciar o cadastro.
Na tela seguinte, para identificar que se trata de uma Nota Fiscal de Simples Remessa, basta selecionar a opção Nota fiscal de simples remessa, e preencher os demais campos como:
- Documento: inserir o tipo de documento que identifica que se trata de uma Nota Fiscal de Simples Remessa
- Número: número da Nota
- Fornecedor
- Empresa
- Tipo de Movimento: compra, etc
- Data de movimento
- Data de emissão
Após, clique em SALVAR, e prossiga com o preenchimento dos demais dados da Nota, com no mínimo 1 insumo associado através da aba Insumos, confere os valores na aba "Totalização". Estando tudo OK, basta finalizar na aba "Título", conferindo e ajustando as parcelas e salvando a tela. Assim será cadastrado o título dessa nota de simples remessa, que será uma previsão, sendo baixada pela Fatura de Simples Remessa.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!