Inventário de equipamentos é um item fundamental para todo negócio, empresa e indústria que lida com equipamentos. Ele é necessário para que o manuseio seja realizado de forma eficiente e segura, evitando uma série de problemas futuros que podem ocorrer devido ao mau uso desses objetos.
O Registro de Inventários do Módulo Gestão de Ativos visa apresentar um mapa detalhado referente a posição de todo maquinário. Ao registrar um inventário, você informa o estado de conservação dos bens de seu patrimônio.
Confira neste artigo como realizar o registro deste inventário.
Pré-requisito
Os bens devem estar cadastrados no Sistema de Patrimônio, em Gestão de Ativos > Patrimônio > Bens > Móveis.
Dica! Confira como cadastrar Bens Móveis:
O Setor/Obra inicial deve estar cadastrado em Apoio > Obras/Centros de Custos > Setores/Obra.
Dica! Confira como cadastrar Setor/Obra:
Passo a passo
1. Para iniciar o registro do inventário, acesse Gestão de Ativos > Patrimônio > Inventários > Registros, e clique no botão NOVO.
2. Na tela seguinte preencha o Setor/Obra do inventário, o responsável pelo inventário, a Data do Inventário e o período de execução do mesmo. É possível fazer uso do campo Observação, se necessário.
Atenção! A data inicial do período de execução não pode ser igual ou inferior à Data do Inventário.
Após informar os dados necessários, clique em SALVAR.
3. O próximo passo é associar patrimônios (Bens Móveis) à este registro. Para isso, acesse a aba Bens. Há duas opções de incluir estes bens ao Registro do Inventário:
Inclusão de Bens Manual
Para adicionar manualmente os bens desejados no Registro de Inventário, clique no botão ADICIONAR.
Selecione o Bem Móvel previamente cadastrado:
Se necessário, informe o Estado de Conservação deste Bem. Se este Bem é um item que fora localizado, utilize a flag Não localizado para informar este dado. Estando a flag desmarcada, indicará que o Bem não foi localizado.
Salve as informações no botão SALVAR.
Inclusão de Bens através de Importação
Pode-se importar bens para o Registro de Inventário através de importação de arquivo XLS gerado por meio de um leitor de identificação por radiofrequência (RFID). Para isso, utilize o botão IMPORTAR.
Atenção! Para fazer uso desta importação de bens é obrigatório utilizar o Código de Barras/RFID informado no cadastro do bem móvel, em Gestão de Ativos > Patrimônio > Bens > Móveis.
Nota! A planilha utilizada deve conter na Coluna A as informações do Código de Barras/RFID do patrimônio, enquanto a Coluna B deve contar o Código do Setor/Obra do Registro de Inventário.
Com estas informações, o sistema conseguirá localizar os bens já cadastrados para então incluí-los no Registro de Inventário. Clique em Procurar para selecionar o arquivo e, em seguida, clique em IMPORTAR.
Novamente, indique o Estado de Conservação (se necessário) e informe se este Bem foi localizado, através da flag Não localizado.
Salve as informações no botão SALVAR.
4. Na aba Resumo você obtém um resumo do inventário com o Total de Bens do Inventário, o Total de Bens localizados e o Total de Bens não localizados, além da quantidade por Estados de conservação.
5. Em seguida, na aba Conclusão, é possível concluir o inventário. Basta clicar na flag Realizado/concluído e, em seguida, SALVAR.
Dica! Confira como realizar o cadastro do Plano de Inventário:
Esperamos que este artigo tenha ajudado!