O abatimento de um adiantamento vinculado ao Pedido de Compras é realizado diretamente no lançamento da Nota Fiscal no Módulo Suprimentos. No entanto, ao prosseguir para o abatimento na aba Título da nota fiscal, o campo Valor máximo para abatimento aparece zerado (0,00):
Todas as vezes que o Valor máximo de abatimento se apresentar zerado (0,00), significa que a DATA DE EMISSÃO da nota fiscal é inferior a DATA DA BAIXA do titulo de adiantamento vinculado ao pedido. Desta forma o sistema não reconhece o adiantamento como disponível para abatimento na data de emissão da nota fiscal de compra.
Este artigo busca apresentar o que pode ser realizado no Sienge para correção do Valor máximo de abatimento.
Passo a passo
Identificando a Data da Baixa do Titulo de Adiantamento
1. Para identificar as datas de baixa do Titulo de Adiantamento pode-se emitir o relatório Análise de Pedidos para saber qual o título de adiantamento vinculado que esta vinculado. Este relatório pode ser encontrado acessando Suprimentos > Compras > Relatórios > Pedidos de compra > Análise de Pedido:
Basta selecionar o pedido de compra e clicar em VISUALIZAR.
Ao emitir o Analise de Pedidos, o numero do titulo de adiantamento estará presente no campo: Adiantamentos Vinculados
2. Sabendo o número do titulo, acesse a baixa deste Titulo de Adiantamento em Financeiro > Contas a Pagar > Baixas > Alteração/Exclusão.
Através do campo Titulo, informe o número e clique em CONSULTAR.
3. Após ter consultado a baixa do titulo, observe a data apresentada no campo Data da baixa:
Identificando a Data de Emissão da Nota Fiscal de Compra
A data da emissão é identificada na aba Cadastro da nota fiscal em Suprimentos > Compras > Notas Fiscais de Compras > Cadastros.
Atenção! Comparando a Data de Emissão da Nota Fiscal e a Data da Baixa do Titulo de Adiantamento, note que no exemplo apresentando, a emissão da nota é INFERIOR a baixa do Titulo de Adiantamento.
Possíveis Soluções
Ajuste de datas:
Caso a nota fiscal de compra seja MANUAL, basta alterar a Data de Emissão da nota fiscal para uma data igual ou superior a data da baixa do titulo de adiantamento. Dessa forma, será possível realizar o abatimento do adiantamento.
No exemplo apresentado, a baixa do titulo para o dia 22/03/2023.
Assim, a data de emissão da nota (01/01/2023) precisa estar igual ou superior à baixa.
Caso a nota fiscal seja ELETRÔNICA, não é possível modificar a data de emissão da nota fiscal. Sendo necessário realizar a exclusão dessa nota (Suprimentos > Compras > Notas Fiscais de Compra > Cadastros) e posteriormente excluir também as baixas do titulo de adiantamento vinculado ao pedido (Financeiro > Contas a Pagar > Baixas > Alteração/Exclusão).
Em seguida, relançar as baixas e a nota fiscal, sempre respeitando a regra para que a data de emissão da nota esteja POSTERIOR a data da baixa do titulo de adiantamento.
Alteração do Parâmetro 742:
Ainda, é possível manter as datas de emissão da nota fiscal e apenas alterar o Parâmetro 742 - Padrão da data da baixa por abatimento de adiantamento em notas fiscais de compra e liberações de medições, em Segurança > Administração > Parâmetros.
Este parâmetro indica qual data será considerada pelo sistema como a Data da Baixa por Abatimento de Adiantamento em notas fiscais de compra e em liberações de medições.
Se a opção escolhida for Data atual, a data da baixa do abatimento de adiantamento será a data atual do sistema (data do dia).
Se a opção escolhida for Data de emissão, a data da baixa do abatimento de adiantamento será a data de emissão da nota fiscal ou a data de emissão dos títulos da liberação de medição.
No exemplo, a data da baixa está para 22/03/2023. Dessa forma, iremos ajustar o Parâmetro 742 para Data Atual.
Alterando o para Data atual, o abatimento da baixa passa a ser a data atual do sistema, desta forma a data de emissão da nota não influência sobre o Valor máximo para abatimento.
➡ Antes da Alteração:
➡ Depois da Alteração:
Atenção! Lembrando que o Parâmetro 742 não deve ser encarado como uma solução generalizada, pois cada caso deve ser analisado individualmente afim de avaliar qual a melhor solução a ser aplicada.
Dica! Consulte os demais artigos relacionados:
- Como posso controlar um pagamento antecipado para um Fornecedor em um Pedido?
- Como cadastro uma Nota Fiscal de Pedido que foi pago antecipadamente, evitando pagamento em duplicidade?
- Como realizar um adiantamento a Fornecedor?
- Qual o Comportamento do Sistema para Emissão de Relatórios Gerenciais em casos de Adiantamento?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!