Em alguns casos, pode ocorrer o aviso no cadastro da previsão financeira de contratos: ''Esta obra não possui valores contratados. A previsão financeira não poderá ser registrada para a mesma''
Neste artigo será apresentado como analisar esta mensagem.
Passo a passo
1. Dentro do Cadastro de Contrato (Suprimentos > Contratos e Medições > Contratos >Cadastros) acesse a aba ITENS. Nesta aba, teremos o detalhamento do que foi contratado para controle do valor e dos saldos do contrato.
Atenção! Uma vez que o contrato já estiver parcialmente medido, não será possível fazer alterações nessa tela, com exceção das apropriações, sendo necessário utilizar a opção de ADITIVO no contrato para alterações em preços, quantidades e itens.
Dica! Como eu faço um aditivo de contrato?
2. Edite a planilha dos itens contratados no ícone.
3. Esta planilha deverá ter itens devidamente cadastrados com quantidade e preço unitário!
Caso não tenha sido adicionado nenhum item, utilize os botões do cabeçalho para puxar estas informações.
Dica! Como incluir itens no contrato de Suprimentos?
Caso tenha sido adicionado itens a esta planilha, observe se o item possui QUANTIDADE e PREÇO UNITÁRIO devidamente cadastrados.
4. No exemplo, utilizaremos um item que possui Quantidade contratada, mas não possui Preço Unitário. Para correção, devemos editar o item e informar o seu preço unitário.
Nota! Lembrando que o preenchimento do Preço Unitário vária de acordo com o TIPO DE CONTRATO selecionado na aba Cadastro do contrato. Este Tipo de Contrato determina se o Preço Unitário do item poderá abranger valores de Material, Mão de Obra ou Material e Mão de Obra.
5. Após correção dos valores contratados, salvamos os dados através do botão
6. Ao prosseguir para aba PREVISÃO FINANCEIRA o sistema irá validar os valores que foram inseridos na aba Itens. Basta informar a obra do contrato.
Nota! Para ter valor contratado é necessário que o item adicionado ao contrato seja INSUMO ou SERVIÇO, conforme a opção selecionada em Tipo de Item na aba Cadastro do contrato. Dessa forma, o uso de CÉLULA CONSTRUTIVA, ETAPA e SUBETAPA no contrato servirá para discriminação dos serviços prestados, sendo necessário adicionar o item (Insumo ou Serviço) na sua ramificação.
Exemplo:
Dica! Seguem artigos relacionados.
- Como cadastrar um contrato do tipo CONTRATANTE no sistema
- Como cadastrar um contrato do tipo CONTRATADA no sistema
- Como incluir itens no contrato de Suprimentos?
- Como tornar a Previsão Financeira de Contratos obrigatória?
- Como cadastrar a Previsão Financeira de um Contrato do Módulo Suprimentos
Esperamos que este artigo tenha ajudado!