Depois que todo material do pedido foi entregue via Notas de Simples Remessa, o fornecedor irá enviar a Fatura para pagamento, com isso, chegou a hora de cadastrar essa Fatura de Simples Remessa. O valor da fatura no sistema, será o somatório das notas de simples remessa cadastradas anteriormente, por isso atenção no cadastro das notas de simples remessa.
Pré-requisito
Para cadastrar a fatura é obrigatório que as Notas de Simples Remessa estejam cadastradas. Verifique o artigo Como cadastrar Nota Fiscal de Simples Remessa?.
Passo a passo
- A Fatura de Simples Remessa deve ser cadastrada em Suprimentos > Compras > Notas Fiscais de Compra > Faturas de Simples Remessa:
- Na próxima tela será necessário preencher as seguintes informações:
-Documento : O documento para identificação da Fatura;
-Numero da Fatura;
-Data de Emissão;
-Empresa;
-Fornecedor; - Agora é preciso adicionar as notas de simples remessa, o sistema vai mostrar todas as notas de remessa com esse mesmo credor e empresa informados no cadastro da Fatura. Basta clicar no adicionar, selecionar as notas para incluir na Fatura e depois salvar:
Atenção! O valor da fatura será exatamente igual ao somatório das notas de simples remessa. Se o fornecedor deu desconto na fatura mas não deu na nota de simples remessa, não será possível informar o desconto na nota. Ele deve ser informado no momento da baixa do título.
Nota! A data de vencimento na fatura também considera as condições de pagamento informadas no pedido. Caso esses dados não tenham sido informados no pedido, o vencimento será a data de emissão da Fatura. Para alterar a data de vencimento o usuário deve ir em Financeiro > Contas a Pagar > Títulos > na aba Parcelas.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!