O contrato permite um controle do que foi acordado com o fornecedor ou cliente, sendo que em algumas situações é necessário cadastrar os Aditivos, que são uma adição de informação, seja aumentando ou diminuindo o valor final do contrato. Mas nem sempre o aditivo é aprovado, assim pode ser necessário excluir o aditivo do contrato.
Pré-requisito
Para poder excluir um aditivo, não pode ter medição ou outro aditivo posterior ao aditivo que será excluído. Para validar, pode-se gerar o relatório Históricos de Contratos em Suprimentos > Contratos e Medições > Relatórios > Contratos .
Passo a passo
Para realizar a exclusão do aditivo é necessário entrar dentro do cadastro do contrato em Suprimentos > Contratos e Medições > Contratos > Cadastros.
Com o cadastro do contrato em aberto iremos na aba de Aditivos para localizar o registro a ser excluído.
Ao abrir o cadastro do nosso aditivo será necessário abrir a planilha da unidade construtiva indicada.
Iremos selecionar o item que teve o aditivo feito e clicar no X acima em vermelho para excluir os registros selecionados.
O sistema irá retornar com a seguinte mensagem abaixo, onde você irá optar de excluir completamente o item (clicando no OK) ou mantê-lo no contrato, apenas excluindo do aditivo em si. (clicando em CANCELAR). Se optar por manter esse item, não será mais possível excluir ele posteriormente. Se o item fazia parte dos itens iniciais do contrato, pode clicar no OK, diretamente. O risco maior aqui é se o item foi inserido no contrato através desse aditivo, se clicar em OK, ele deixa de existir no contrato, se clicar em Cancelar, ele passa a ser parte dos itens iniciais, com quantidade e preços zerados, podendo ser alterado via aditivo depois.
Após a exclusão do item devemos voltar a aba de Aditivos novamente para assim conseguir excluir o cadastro do aditivo conforme o exemplo abaixo:
Esperamos que este artigo tenha ajudado!