Por vezes, pode ser necessário inativar algum equipamento cadastrado no Gestão de Ativos, seja pela venda dele ou devido a um sinistro, que tornou o equipamento inviável para uso. Nesses casos, a baixa de equipamentos pode ser utilizada para bloquear novos lançamentos.
Pré-requisito
Para esse tipo de movimento, será necessário informar o Motivo. O motivo servirá como justificativa para realização da baixa no equipamento.
Este motivo deve ser previamente cadastrado em Gestão de Ativos > Apoio > Motivos, informe o tipo de movimento Baixa e clique em CONSULTAR. No botão ADICIONAR informe o Motivo desejado e clique em salvar.
Passo a passo
2. Em Tipo de Movimento selecione a opção Baixa. Informe o Motivo previamente cadastrado e o centro de custo origem, além das demais informações obrigatórias. Após, clique em SALVAR.
3. Agora, basta acessar a aba Bens e clicar em Adicionar para selecionar os bens que serão baixados e salve-os.
Atenção! Quando a situação desse equipamento estiver em ''manutenção'' quer dizer que possui alguma pendência no processo de manutenção. Dessa forma, o processo de manutenção precisa ser concluído. O caminho para encerrar o atendimento da manutenção é Gestão de Ativos / Frotas e Equipamentos / Manutenções / Ordens de Serviço / Atendimentos.
Confira os artigos relacionados:
- Como verifico a Situação e Alocação dos Bens Móveis?
- Como faço para mudar um bem de Centro de Custo?
- Como cadastrar Motivos para uso nas movimentações do Gestão de Ativos?
- Como cadastrar um movimento de Reincorporação no módulo Gestão de ativos?
- Como cadastrar um movimento de transferência no gestão de ativos?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!