Esta melhoria foi realizada no módulo de Planejamento da Engenharia. Esta melhoria visa ser o passo inicial de outras que estamos planejando para interligar dados do Engenharia.
Passo a passo
Como Acessar: Em Engenharia / Planejamento / Planilhas.
Passo 1: Em “Engenharia / Planejamento / Planilhas”, após digitar uma Obra e selecionar uma Unidade Construtiva, na seção de TAREFAS DO PROJETO agora existe um botão chamado FORNECEDOR.
Passo 2: Após clicar no botão é aberto uma nova “janela”, conforme imagem abaixo:
Explicando as funções desta “janela” temos:
- Um input select de Fornecedor, onde o usuário poderá buscar e selecionar 1 Fornecedor (Atenção! apenas um). As buscas podem ocorrer de diversos modos (comportamentos idênticos com outros filtros de Credores que já temos no Sienge).
- O botão FECHAR tem função de recolher a “janela” e o input de Fornecedor é limpo.
- O botão ATRIBUIR tem função de pegar o Fornecedor selecionado e atribuí-lo para as Tarefas que foram selecionadas anteriormente (somente é possível atribuir Fornecedor em Tarefas que anteriormente foram selecionadas). Para ter êxito no salvamento de dados, há necessidade de clicar no botão SALVAR já existente no final da página. Pode ser usado para fazer substituições de Fornecedor também. Dica! Quando o usuário atribui o Fornecedor em uma Tarefa e ainda não clicou no botão SALVAR, a Tarefa que teve o Fornecedor incluído/substituído fica com o símbolo do lápis, demostrando sentido de alteração.
- O botão LIMPAR FORNECEDORES tem função de remover o vínculo das Tarefas com seus respectivos Fornecedores. Atenção! Este botão NÃO tem função de fazer substituições. Pode ocorrer unitário ou múltiplo. Antes de clicar no LIMPAR FORNECEDORES, as Tarefas que há este desejo precisam estar selecionadas. Para ter êxito no salvamento de dados, há necessidade de clicar no botão SALVAR já existente no final da página. Dica! Quando o usuário limpa o Fornecedor de uma Tarefa e ainda não clicou no botão SALVAR, a Tarefa que teve o Fornecedor suprimido fica com o símbolo do lápis, demostrando sentido de alteração.
Passo 3: Ainda nesta mesma tela você deve escolher o Fornecedor.
Passo 4: Após escolher o fornecedor você deverá retornar para a tela de TAREFAS DO PROJETO e selecionar algumas Tarefas (não agrupadoras).
Passo 5: Posterior, clicar no botão ATRIBUIR bem abaixo na mesma tela.
Passo 6: As Tarefas selecionadas, deixam de estar selecionas, ficam em estado de alterado (lápis) e a coluna Fornecedor foi preenchida.
Dica! A sequência do usuário também poderia ser: (1) seleciona as Tarefas (2) clica no botão Fornecedor, (3) busca um Fornecedor e (4) clica no Atribuir. Ou seja, existem alguns cenários possíveis para o caminho, mas é importante saber que para Atribuir um Fornecedor para uma ou mais Tarefas, o Fornecedor precisa ter sido selecionado e Tarefas precisam ter sido selecionadas também.
Passo 7: Para que a edição efetivamente se concretize e os dados fiquem salvos no Sienge, é necessário clicar no botão já existente SALVAR (situação similar a inclusão de Duração, Inicio e Término).
Notas Gerais!
- Tarefas agrupadoras não podem ter Fornecedor;
- Não é possível que tarefas com fornecedor atribuído se tornem agrupadoras;
- Fornecedor somente pode ser incluso em Tarefa salva. Quando a Tarefa não está salva, o Sienge alerta com um sinal de + a esquerda do check box de seleção e não deixa incluir Fornecedor (comportamento idêntico ao tentar colocar Data em uma Tarefa que ainda não está salva);
- Quando uma Tarefa (ou mais) já tem Fornecedor atribuído e é desejo do usuário fazer uma substituição, quando o usuário clicar no ATRIBUIR para substituir, é aberto um pop-up alertando sobre a substituição e é solicitada a confirmação do usuário;
- Anteriormente, quando a flag cadastral de obra “Manter a estrutura do planejamento idêntica a estrutura do orçamento” estava marcada, não era possível selecionar Tarefas no Planejamento do Engenharia. Agora isto é possível para que o usuário possa colocar Fornecedores nas Tarefas. Mas vale lembrar que mudar a EAP continua não sendo possível para respeitar o conceito da configuração;
- Há princípio, nenhum relatório será atualizado com esta informação de Fornecedor por Tarefa. Ficando este assunto a ser tratado no futuro conforme demanda;
- A função de exportação de arquivo do Sienge para o MS Project, não carrega junto a informação de Fornecedor atrelado com uma Tarefa;
- A função de importação de arquivo do MS Project para o Sienge, não vai fazer o usuário perder um Fornecedor que antes já estava salvo;
- As APIs de Planejamento, não carregam informações de Fornecedores e consequentemente não fazem qualquer tipo de exclusão ou substituição.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!