Com o intuito de facilitar a manutenção da base de dados de insumos e composições, esta nova funcionalidade traz a possibilidade de adicionar e atualizar os dados das unidades de movimento de insumos em massa. O que encurta o esforço para utilização de várias unidades de medida com seus fatores de conversão em suprimentos.
Passo a passo
Passo 1: Como acessar: Acesse a tela de “Atualizar Unidades de Movimento” em Engenharia > Custos Unitários > Insumos > Alterações em Massa > Atualizar Unidades de Movimento.
Nesta tela temos alguns filtros disponíveis. Abaixo pontuamos cada um e apresentamos uma breve explicação sobre cada um deles:
OBS: Os campos sinalizados com (*) são obrigatórios:
Tabela*: É onde o insumo está cadastrado no sistema;
Descrição: Refere-se à descrição, ao nome do insumo;
Unidade de Medida*: É a unidade de medida que você deseja filtrar;
Código do insumo: É o código criado pelo Sienge ao cadastrar o insumo;
Atenção! Atenção! Ao especificar o código, não será necessário mais nenhuma informação além da tabela.
Grupo de Insumos*: refere-se à(s) família(s) de materiais que está(ão) associada(s) ao(s) insumo(s) existente(s);
Atenção! Grupos de insumos dos tipos “Item de Incidência” e “Item de Transporte” não poderão ser selecionados.
Código auxiliar do insumo: É o código de referência do insumo, aceita números e letras;
Passo 2: Selecione a tabela que sofrerá as alterações, a unidade de medida, o(s) grupo(s) de insumo, demais filtros desejados e clique na lupa para consultar. A tabela deve ter sido criada anteriormente, bem como os seus insumos e as unidades de medida.
Dica! Você pode informar a tabela digitando o código ou a descrição.
Passo 3: Ainda sobre o funcionamento da tela, foram disponibilizados comandos específicos para as tabelas de insumos e observações, eles se comportarão da seguinte forma:
Colunas: habilitar ou retirar uma coluna informativa da tabela selecionada;
Filtros: Possibilidade de aumentar os filtros, podendo buscar por descrição ou grupos de insumo, código e código auxiliar.
Densidade: Aumentando a densidade mais itens serão vistos na tabela e o contrário também é válido.
Passo 4: Os insumos filtrados aparecerão na parte inferior esquerda da tela, já as unidades de medida ativas cadastradas no “Apoio” estarão à direita dos insumos, estas poderão se transformar em unidades de movimento dos insumos selecionados.
Existem duas ações possíveis utilizando esta tela, a inserção de unidades de movimento e a alteração de dados das unidades já existentes. Veja abaixo:
Será necessário selecionar os insumos que deseja inserir ou atualizar os dados de alguma unidade de movimento, bem como selecionar as unidades que serão inseridas ou alteradas nos insumos. O fator de conversão e a coluna de Padrão de compras poderão ser alteradas sempre que achar conveniente. Porém a célula de fator de conversão da unidade de movimento filtrada, ficará sempre como “1” (um), sem possibilidade de alteração.
Dica!
Fator de conversão é a quantidade da unidade de medida que equivale a 1 unidade de movimento.
Padrão é a unidade de movimento padrão para uso em novos registros no módulo de Suprimentos.
Você pode selecionar quais unidades de movimento que precisa que sejam alteradas/adicionadas, podendo editar o fator de conversão e o a definição de unidade padrão de compras.
Realizadas todas as alterações você pode clicar no botão de ‘Salvar alterações’. Ao clicar no botão, você receberá uma mensagem de confirmação de que esses itens serão adicionados ou alterados. Você deve escrever que concorda e clicar em confirmar.
Passo 5: Ao fazer isso, você deve aguardar. Pode aparecer um loading ou ícone de carregamento enquanto os dados são carregados pelo Sienge. O ideal é que deixe a tela carregar e não mexa.
Passo 6: Ao finalizar a execução da ação você receberá uma mensagem de sucesso no canto superior direito da tela ou uma mensagem de erro ao executar.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!