Engenharia/Relatórios – Consulta e Extração de dados de Emissão de Orçamentos

A nova tela de consulta foi desenvolvida com base no relatório " Emissão de Orçamentos ". Por meio desta tela, os usuários podem consultar informações em uma data grid (uma tabela de dados), criar visões personalizadas para análise, com mais informações disponíveis de forma simplificada e com possibilidade de extração dos dados em .CSV e XLSX


Pré-requisito

Possuir autorização na ação de usuário ou perfil “1952 - ENG-ORC - Relatórios - Emissão de Orçamentos”.


Passo a passo 

Passo 1) Como acessar:  Menu - Engenharia > Orçamento > Relatórios > Emissão de Orçamentos Novo, conforme figura abaixo:


Passo 2) Recursos Disponíveis:

Com os recursos disponíveis você consegui Exportar dados facilmente; Visualizar as informações, de forma segura e intuitiva; O relatório possui colunas personalizadas, conforme suas necessidades; totalizadores acessíveis e didáticos; filtros avançados, permitindo uma variedade de combinações para resultados precisos; Capacidade de salvar visões personalizadas; - Ordenação crescente e decrescente.  


Neste artigo apresentamos uma visão geral dos filtros disponíveis na tela paraque você consiga criar visões personalizadas para análise dos dados e tomada de decisões.  


Emissão de Orçamento

 

Na imagem abaixo você consegue ter uma visão geral da Nova Tela e seus Campos.

 




Área de Consulta de Orçamento


Atenção! Os campos sinalizados com (*) são obrigatórios:


  • Obra*: Campo que indicará de qual obra é o orçamento que será consultado;
  • Unidade Construtiva: Campo opcional para visualizar os dados orçamentários de uma unidade construtiva específica; 
  • Versão*: É onde poderá ser escolhida qualquer versão que se deseja analisar, trará como padrão a versão mais recente e que está sendo utilizada para apropriações no momento;

 

Atenção!  Sempre que não existir uma versão cadastrada a tela não apresentará dados.

 

  • Indexador para Apresentação*: Este campo serve para que a visualização do orçamento seja apresentada em valores de um indexador cadastrado no Sienge, como CUB, INCC etc;
  • Indexador para Correção: É o indexador que será utilizado para fazer a correção monetária do orçamento na visualização dos dados, dependerá diretamente da data que será inserida na sequência;

 

Atenção! Por padrão os campos virão com o indexador Neutro (0 - REAL). Os valores de indexadores deverão estar cadastrados desde a data dos preços dos insumos e serviços inseridos no orçamento.

 

Dica: Caso apareça a mensagem destacada na figura 3, abaixo, será possível verificar quais insumos ou serviços estão com sua data do preço fora das datas cadastradas para os indexadores seguindo o caminho (Engenharia > Orçamento > Relatórios > Emissão de Orçamentos) inserir os mesmos filtros e ele disponibilizará um relatório com todas as datas que não existe valor do indexador, conforme imagens abaixo.


 Mensagem de Indexador Não Cadastrado:

                        

  

Tela Antiga do Relatório Emissão de Orçamentos:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente



Relatório de Insumos e Serviços sem Valor de Indexador:

                        

  • Data dos Indexadores: É a data que será considerada como data cálculo (data final) de correções monetárias dos itens de orçamento; 
  • BDI: Opção disponível para escolha de aplicação ou não de percentuais de BDI de acordo com a necessidade; 
  • Encargos Sociais: Opção disponível para escolha de aplicação ou não de percentuais de Encargos Sociais de acordo com a necessidade;
  • Preços a serem impressos: São as opções disponíveis em tela, “Preço Composto” ou “Preço Adotado”, será possível selecionar apenas uma delas para que os valores sejam apresentados na tabela respeitando este critério; 
  • Não considerar o número de repetições: Esta flag vem como padrão desmarcada, sendo assim serão sempre consideradas as repetições até que seja marcada a flag.



Área de Resultado de Consulta

 


  • Colunas: Permite aos usuários definir as colunas e as informações desejadas para exibição no data grid (tabela de dados). Isso proporciona flexibilidade na visualização dos dados.  Esta tela apresenta as colunas, conforme descrição abaixo: 
       
 Dica! No Modo Sintético você terá acesso as seguintes informações no relatório:

 

  1. Código de referência

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

  1. Nível
  2. Código Serviço
  3. Código Auxiliar Referência
  4. Descrição
  5. Descrição Complementar
  6. Quantidade Orçada
  7. Unidade
  8. Preço Unitário
  9. Preço Total
  10. BDI do Serviço


Dica! No modo analítico além dos dados descritas acima, você ainda tem a opção de acessar/filtrar as seguintes informações:

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente


    l. Grupos de Insumo - As colunas referentes aos grupos trazem valores totais por Família dos Grupos de Insumo utilizados no orçamento.

Uma imagem contendo Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

 

Tabela

Descrição gerada automaticamente


    m. Tipo de Insumos: As colunas referentes aos tipos trazem valores por tipo de insumo.


 

  • Filtros: Oferece a capacidade de definir filtros avançados para obter informações específicas desejadas, facilitando a análise de dados específicos.
  • Densidade: Permite ajustar o dimensionamento (volume) das informações exibidas no data grid (tabela de dados), tornando mais fácil lidar com grandes conjuntos de dados. 
  • Visões Salvas: Os usuários podem selecionar uma visão para visualizar os dados de acordo com as colunas, filtros, densidade, ordenações e demais configurações que foram previamente customizadas. Isso é útil para acessar rapidamente configurações de análise comuns. 
  • Salvar Visão: Os usuários podem salvar uma visão personalizada para seu uso pessoal, gravando a forma com que as colunas, filtros, densidade, ordenação e demais configurações da tabela estavam no momento que a Visão é criada. 
  • Gerar Relatório - Formatos de exportação: Atenção! Atualmente, está disponível a opção de gerar o relatório no formato CSV (Comma-Separated Values) e XLSX, que são úteis para exportar dados para outras ferramentas de Business Intelligence (BI) ou para compartilhamento. 

 


Atenção! Na opção gerar relatórios, especificamente para o Relatório de Emissão de Orçamentos, não será possível encontrar a opção "Todas" descrita na imagem acima, pois não existe a paginação nesta tela em específico.


Por fim, este relatório busca fornecer uma visão detalhada das emissões de orçamento na construção civil, facilitando a gestão eficiente de recursos, otimizando custos e contribuindo para o sucesso dos projetos. O que achou desta melhoria? Sua opinião é muito importante para nós!

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 

 

Obrigado,

 

Time BIM9.




 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.