Desenvolvemos a Nova Tela de Cadastros de Insumos com o intuito de facilitar a visualização dos insumos, extração de dados e a manutenção da base de dados. Esta nova tela traz a possibilidade de gerar extrações em Excel com vários dados básicos dos insumos. O que encurta o esforço para criação de tabelas sanitizadas (remoção de informações confidenciais de um documento) via importação de planilhas, por exemplo.
Passo a passo
a) Como acessar tela de “Cadastro de Insumos pelo Menu: Engenharia > Custos Unitários > Insumos > Cadastros.
Na imagem abaixo você tem a visão geral da Nova Tela de Cadastros de Insumos.
b) Recursos Disponíveis:
Você conseguirá criar um registro, para isto basta clicar no botão “NOVO INSUMO”, se o intuito for editar insumos existentes a ação será clicar no ícone em forma de lápis que fica na coluna “Ações”, conforme figura abaixo.
O grande diferencial desta tela está na possibilidade de visualização, nos cards totalizadores, da quantidade de insumos ativos, inativos, consistentes e inconsistentes, facilitando o entendimento de quais registros precisam de alguma atenção.
Sobre filtros:
OBS: Os campos sinalizados com (*) são obrigatórios:
- Tabela*: É onde o insumo está cadastrado no sistema, somente este campo é obrigatório;
- Descrição/Sinônimo: Refere-se à descrição ou sinônimo do insumo;
- Código do insumo: É o código criado pelo Sienge ao cadastrar o insumo;
Atenção! Ao especificar o código, não será necessário inserir mais nenhuma informação.
- Grupo de Insumos: refere-se à(s) família(s) de materiais que está associada ao(s) insumo(s) existente(s);
- Código auxiliar do insumo: É o código de referência do insumo, aceita números e letras;
Ao entrar na edição de um insumo e depois retornar a tela de consulta, pensando em uma melhor performance do sistema como um todos os filtros estarão salvos e bastará consultar novamente para que a listagem seja carregada.
Área de Resultado da Consulta
Colunas: Permite aos usuários definir as colunas e as informações desejadas para exibição no data grid (tabela de dados). Isso proporciona flexibilidade na visualização dos dados.
Além disso todas as colunas são ordenáveis, facilitando o entendimento de quais insumos pertencem a uma certa conta financeira ou mesmo estão com uma flag ativada ou não.
Dica! As colunas de Grupos e Famílias de Insumos vem agrupadas como padrão, porém é possível colocar estes dados em colunas separadas, basta desfazer os agrupamentos, conforme imagem abaixo.
Filtros: Oferece a capacidade de definir filtros avançados para obter informações específicas desejadas, facilitando a análise de dados específicos.
Densidade: Permite ajustar o dimensionamento (volume) das informações exibidas no data grid (tabela de dados), tornando mais fácil lidar com grandes conjuntos de dados.
Visões Salvas: Os usuários podem selecionar uma visão para visualizar os dados de acordo com as colunas, filtros, densidade, ordenações e demais configurações que foram previamente customizadas. Isso é útil para acessar rapidamente configurações de análise comuns.
Salvar Visão: Os usuários podem salvar uma visão personalizada para seu uso pessoal, gravando a forma com que as colunas, filtros, densidade, ordenação e demais configurações da tabela estavam no momento que a Visão é criada.
Gerar Relatório - Formatos de exportação: Atenção! Atualmente, está disponível a opção de gerar o relatório no formato CSV (Comma-Separated Values) e XLSX, que são úteis para exportar dados para outras ferramentas de Business Intelligence (BI) ou para compartilhamento.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!
O que achou desta melhoria? Sua opinião é muito importante para nós!
Obrigado,
Time BIM9.