Ao cadastrar um título na liberação de medição de um contrato de suprimentos, dependendo do documento utilizado, a mensagem "Não foi possível salvar pois o documento utilizado é de guia de imposto calculado manualmente e não permite impostos vinculados na medição. Para prosseguir, deve-se remover os impostos vinculados à medição ou desmarcar a configuração "Documento é guia de imposto calculado manualmente" no cadastro do documento..." pode ser apresentada.
Essa mensagem é apresentada quando o documento em questão está configurado (em Apoio>Documentos) com a opção "Documento é guia de imposto calculada manualmente" e a medição que está sendo liberada possui impostos.
Conforme podemos conferir no artigo "Como cadastrar um documento?", documentos com essa configuração não podem ter impostos retidos que emitiriam guias de impostos, pois o próprio documento se trata de uma guia de impostos, onde há apenas a opção de informar um "Imposto da Guia" diretamente no cadastro do Título.
Devido a integração que existe entre o sistema de Medições e o sistema de Contas a Pagar, caso a medição que está sendo liberada possua impostos, esses impostos seriam considerados como retidos no título gerado, o que não é permitido para esse tipo de documento, e por esse motivo esse tipo de documento não é permitido nessa situação.
Concluindo, não será possível utilizar documentos com essa configuração caso a medição possua algum imposto informado, mesmo que as alíquotas dos impostos estejam zeradas. Para prosseguir, deve-se remover os impostos vinculados à medição ou desmarcar a configuração "Documento é guia de imposto calculado manualmente" no cadastro do documento.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!