O sistema Patrimônio permite gerenciar os bens patrimoniais da empresa como por exemplo os bens imóveis, que são aqueles que não podem ser transportados sem causar danos a sua estrutura, e que estão vinculados ao solo (podendo ser terrenos, edificações, entre outros). Ele também abrange todo o acompanhamento contábil do patrimônio fazendo as depreciações, bem como planos e registros dos inventários.
Pré-requisito
1. Ter insumo cadastrado, sendo obrigatoriamente do tipo equipamento e o tipo de bem como Bem Imóvel. Segue artigo sobre o cadastro de insumos: Como cadastrar Insumos novos?
2. Caso não tenha um grupo de insumo do tipo "Equipamento" segue o link de como cadastrar: Como cadastrar um grupo de insumo?
3. O insumo também deve estar vinculado à obra no sistema de Orçamento: Como atualizar o insumo nas obras?
Passo a passo
1. Para cadastrar o bem acesse Gestão de Ativos > Patrimônio > Bens > Bens Imóveis > Novo;
2. Informe os dados do seu bem: qual o centro de custo inicial dele, qual o insumo, o detalhamento, as características do seu bem e a localização, todos os campos marcados com * são campos obrigatórios de preenchimento.
Dica! Esse centro de custo pode ser alterado posteriormente, verifique como no artigo Como faço para mudar um bem de Centro de Custo?
Após finalizar o cadastro inicial do Bem, deve-se acessar a aba Complemento, para informar os dados de Incorporação, como a nota, credor e valor inicial do bem e, se desejar, os dados de depreciação.
Depreciação:
Caso seu bem não vá ser depreciado, basta desmarcar a flag "Este bem deve ser depreciado".
Caso seu bem deva ser depreciado, é necessário parametrização adequada, conforme artigo: Como cadastrar a depreciação de um bem e realizar a sua Integração contábil?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!