Porque, caso o índice utilizado para correção tenha sofrido deflação, o valor da parcela após corrigida pode sofrer redução do valor dependendo de como o parâmetro 300 está configurado.
Você poderá adequar o parâmetro, de acordo com sua regra de negócio e ou acordos firmados com seus clientes em contrato.
Pré-requisito
O usuário precisa ter permissão para acessar a tela dos parâmetros no Módulo Segurança. Caso você não tenha essa permissão, solicite a um usuário administrador.
O título deverá estar habilitado para ter correção anual.
Identificar qual o procedimento a ser adotado, levando em consideração sua regra de negócio.
Passo a passo
O parâmetro 300 possui duas possibilidades de atuação. No entanto, antes de apresentar a você as opções, é importante que fique claro que esse parâmetro verificará no momento da repactuação dos títulos de correção anual se a variação do indexador durante o período foi negativa.
É importante ler o parâmetro em questão, antes de qualquer alteração. Fique atento, pois a opção escolhida terá impacto em todos os títulos com correção anual.
Para configurar o parâmetro, siga os passos abaixo.
Acesse: Segurança > Administração > Parâmetros.
Consulte o código 300.
Clique no lápis de edição.
Configure de acordo com a sua necessidade levando em conta a explicação abaixo:
- Caso o parâmetro esteja como “Sim”:
A variação do indexador no período foi negativa, as parcelas não serão reajustadas, e seu valor será mantido, somente a data base será atualizada.
- Caso o parâmetro esteja como “Não”:
A variação do indexador no período foi negativa, as parcelas serão reajustadas normalmente, considerando a variação negativa e, portanto, ajustando a parcela para um valor menor.
- Caso o parâmetro esteja como “Sim”:
Atenção! Qualquer alteração no parâmetro deverá ser comunicada à sua equipe, isto facilitará o entendimento do procedimento adotado por sua empresa nestes casos.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!