Repactuação: Qual o significado de cada situação?

A repactuação serve para realizar a correção das parcelas de um título a receber com correção aniversário. Esta opção permite que se mantenham as parcelas mensais fixas por um determinado período. 


Para realizar a repactuação, deve acessar Financeiro > Contas a Receber > Outras Funções > Repactuações, caso tenha dúvidas de como efetuar a consulta para repactuar, veja o artigo: Como realizar a repactuação de título no contas a receber?


A partir dos títulos apresentados você pode selecionar os que devem ser repactuados. É possível também visualizar algumas informações dos títulos editando-os. Apenas os títulos  com a situação 0 é que estão totalmente prontos e aptos a repactuar.



Nota! A situação 0 não é a única situação que permite a repactuação, caso o parâmetro 1119 estiver habilitado, permitirá a repactuação de títulos em situação 1, 2 ou 3, contudo, por não se tratarem de títulos totalmente prontos para reajuste, para realizar a repactuação com outra situação será necessário acessar no lápis de edição e salvar, o que chamados de forçar a repactuação.





Veja o que significam as outras situações:


Situação 1 – Sem indexador cadastrado na data cálculo: Este é importante analisarmos duas situações a data da repactuação que normalmente já passou do aniversário e também analisar se o indexador do título está atualizado. Validar via Extrato do Cliente se consta outra parcela com data base diferente.



Situação 2 - Título ainda não completou 12 meses da última repactuação: não fechou o seu próximo aniversário para atualizar novamente.





Situação 3 - Sem indexador cadastrado na data cálculo e não completou 12 meses da última repactuação: bem parecida com a situação dois, as duas andam lado a lado.



Situação 4 - Título pendente para verificação: Quando o parâmetro 256 está habilitado e houve alguma alteração no título, é necessário que o usuário que efetiva a verificação complete-a, e após será possível seguir com a repactuação.




Situação 5 - Títulos sem parcelas com valor corrigido na repactuação: Esta é a mais comum e os casos mais ocorrem sobre essa situação é quando o título está com o seu aniversário completo, indexadores atualizados, contudo o título sofreu reparcelamento e neste reparcelamento foi alterado a data base das parcelas. A repactuação é regida pelo aniversário de contrato, número de meses selecionados e pela data base que é atualizada a cada repactuação, então quando há alteração dessa data a repactuação não é realizada.



 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.