Ao enviar boletos para pagamento escritural através de arquivo de remessa, os bancos podem exigir um segmento extra no arquivo, chamado J-52. As regras mudam dependendo da instituição bancária, mas, se o seu banco rejeitar uma remessa acusando falta deste segmento, este artigo ensinará o passo a passo para corrigir.
O segmento J-52 irá preencher na remessa os dados do beneficiário dos boletos, determinação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para evitar fraudes.
Veja então, neste artigo, o passo-a-passo para corrigir uma rejeição de falta de segmento J-52 no pagamento escritural.
Pré-requisito
Para que o usuário consiga executar o ajuste, o mesmo deverá estar autorizado no Módulo Apoio - ação 944 (Acessar: Segurança > Autorizações > Usuários > Ações do Usuário).
Passo a passo
- Acesse: Apoio / Contas correntes / Bancos;
- Na tabela de cadastro de bancos exibida, localize o banco que você possui convênio para pagamento escritural, o qual rejeitou a remessa por motivo falta de J52;
- Na coluna "Valor Limite J52", escreva 0,00 se o banco rejeitou a falta do segmento J52:
- Salve a tela para confirmar a alteração.
Atenção!
Só execute esta alteração se o banco que a empresa possui convênio de pagamento escritural solicitou através da rejeição da remessa.
Não altere para todos os bancos, pois as regras mudam entre agências e nem todas solicitam o preenchimento do segmento J52.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!