Esta opção agiliza a troca de informações de parcelas de títulos a pagar entre a empresa e bancos responsáveis pelo pagamento. A troca de informações é realizada através de arquivos. Os arquivos enviados da empresa para o banco são chamados de arquivos de remessa e os enviados do banco para a empresa são chamados de arquivos de retorno.
Este artigo irá ensinar a gerar o arquivo de remessa já programado anteriormente. Ou seja, realizar o download do lote na máquina, ou então dispará-lo para a automatização bancária caso esteja contratada.
Pré-requisito
Possuir autorização no módulo Contas a pagar, nas ações 1909 e 1910 (em Segurança / Autorizações / Usuários / Ações de usuário).
Passo a passo
1. Acesse: Financeiro / Contas a Pagar / Pagamento Escritural / Gerações de Arquivo; Selecione o banco, a conta corrente e, através da lupa, selecione o lote desejado. Depois, clique em consultar;
Atenção! Caso o nome não venha preenchido automaticamente, nomeie neste momento o arquivo da remessa no campo Nome do Arquivo.
2. No campo "Pagamentos do Lote" podemos verificar o valor total do lote e as parcelas que estão inseridas neste lote. Depois de verificar se estas informações estão corretas é só clicar em "Confirmar" no final da tela;
Deste modo, o lote é gerado, ficando disponível na pasta "download" do seu navegador para ser colocado na plataforma do banco. Ou então, é enviado à integração bancária caso haja contratada a Van de transmissão de arquivos e caso a conta esteja configurada para tal.
Atenção! Somente serão apresentados para geração, lotes já programados e autorizados.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!