No Sistema Sienge existe uma configuração na qual é obrigatório baixar por "Adiantamento" títulos associados ao documento de adiantamento e vincular a um pedido de compra ou contrato de medição - cadastros realizados no Módulo Suprimentos.
Entretanto, existem casos que deve se baixar sem que seja criado o vínculo e o sistema acaba impedindo, indicando: "Baixa não vinculada a um pedido ou contrato. Documento configurado como obrigatório realizar baixa por adiantamento vinculado a um pedido/contrato".
Visto isso, o respectivo artigo irá demonstrar como editar o documento de adiantamento, sendo possível efetuar a baixa de adiantamento sem vincular ao pedido de compra / contrato de medição.
Pré-requisito
Para o usuário editar a configuração do documento, deverá estar autorizado no Módulo Apoio, ações: 927, 928 e 931. Autorize, em: Segurança / Autorizações / Usuários / Ações do Usuário.
Passo a passo
- Acessar Apoio / Documentos. Consulte o documento associado ao título e clique no ;
- Retire a flag "Obrigatório realizar o adiantamento vinculado a um pedido ou contrato" e salve a alteração;
Portanto, o sistema permitirá baixar o título com o adiantamento sendo simples, sem exigir vinculação ao contrato ou pedido de compra.
Dica! Para configurar o documento da maneira que estava anteriormente, basta marcar novamente a flag retirada. Acesse: Apoio / Documentos.
Artigos relacionados:
Como registrar a devolução de adiantamento realizada pelo credor?
Como permitir adiantamento para o credor?
Como excluir uma baixa de adiantamento que o sistema não está permitindo?
Como faço para abater um adiantamento de Nota Fiscal com credor diferente?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!