A nova tela de consulta foi desenvolvida com base no relatório "Retenções". Através dela, os usuários podem consultar informações em uma data grid (uma tabela de dados) e criar visões personalizadas para análise.
O objetivo do relatório Retenções pode variar dependendo das necessidades específicas da empresa ou do projeto em questão. No entanto, geralmente, esse tipo de relatório visa fornecer uma visão abrangente e organizada de informações de imposto gerados. Algumas finalidades comuns podem incluir:
- Acompanhamento dos impostos gerados:
Permitir a verificação de todos os impostos retidos e verificar se seus valores estão corretos.
Pré-requisito
Ser cliente Sienge, usuário do módulo de Financeiro – Contas a Pagar.
Passo a passo
a) Como acessar:
Menu - Financeiro > Contas a Pagar > Relatórios > Imposto > Retenções (Novo)
b) Recursos Disponíveis:
Com os recursos disponíveis você conseguirá: Exportar dados facilmente; Visualizar as informações, de forma segura e intuitiva; O relatório possui colunas personalizadas, conforme suas necessidades; totalizadores acessíveis e didáticos; filtros avançados, permitindo uma variedade de combinações para resultados precisos; Capacidade de salvar visões personalizadas; - Ordenação crescente e decrescente.
Abaixo você verá os recursos disponíveis nas telas para que você consiga criar visões personalizadas para análise dos dados e tomada de decisões.
Retenções
Na imagem abaixo você consegue ter uma visão geral desta tela.
- Área de Consulta de Retenções:
Na imagem abaixo você consegue ter uma visão geral desta área.
Sendo os filtros de consulta apresentados nesta tela descritos como:
1) Grupo de Empresa: É possível selecionar um Grupo de Empresa para apresentar somente as contas deste Grupo de Empresa.
2) Empresa: O sistema carrega as empresas associadas ao usuário e é possível selecionar a Empresa desejada para consulta.
3) Imposto: O sistema carrega os impostos cadastrados no sistema e será possível selecionar vários impostos que desejar para consulta.
4) Documento: É possível filtrar/pesquisar pelo número do documento.
5) Retenções: Você poderá filtrar os impostos com guia gerada, sem guia gerada e todas.
6) Seleção por: Você poderá filtrar por Data de emissão, Data de Recolhimento, Data de Vencimento, Data de Cadastro, Data Contábil.
7) Período inicial e Período final: Você pode filtrar pela data, conforme filtro anterior.
8) Status do título: O Sistema irá carregar o Status de pagamento do título, paga, não paga ou parcialmente paga ou sem nenhuma baixa.
9) Credor: É possível selecionar o Credor.
10) Centro de Custo: O sistema carrega a lista de centro e custo cadastrados e é possível selecionar múltiplos centro de custo para consulta.
11) Obra: O sistema carrega a lista de obras cadastradas e é possível selecionar múltiplas apropriações de obras para consulta.
12)Botão Limpar: Limpa os dados de consulta registrados.
13)Botão Consultar: Realiza a consulta desejada.
- Área de Resultado da Consulta
Na imagem abaixo temos uma visão ampliada das colunas exibidas na tela de resultados.
1) Colunas: Permite aos usuários definirem as colunas e as informações desejadas para exibição na data grid (tabela de dados). Isso proporciona flexibilidade na visualização dos dados. As colunas disponíveis são:
Grupo de Empresa: Grupo de Empresa
Cód. empresa: Código da empresa
Empresa: Nome da empresa
Imposto: Nome do Imposto
Cód.centro de custo: Código do Centro de Custo
Centro de Custo: Nome do Centro de Custo
Beneficiário: Nome do Beneficiário
CNPJ/CPF: CNPJ ou CPF do beneficiário
Documento: Nome do documento
N° documento: Número do documento
Título: Número do título
Data emissão: Data emissão do título
Data vencimento: Data de vencimento do título
Data cadastro: Data de cadastro do título
Data Contábil: Data Contábil do título
Data recolhimento: Data do recolhimento do título
Valor do documento: Valor do título
Base cálculo: Valor de base de cálculo
Valor imposto: Valor do imposto
Título guia: Título de guia gerado
Endereço do centro de custo: Endereço cadastrado no centro de custo
Município do centro de custo: Município cadastrado no centro de custo
UF centro de custo: Estado cadastrado no centro de custo
Cód.credor: Código do Credor
Credor: Nome do Credor
Endereço do credor: Endereço cadastrado no credor
Município do credor: Município cadastrado no credor
UF credor: Estado do Credor
2) Filtros: Oferece a capacidade de definir filtros avançados para obter informações específicas desejadas, facilitando a análise de dados específicos.
3) Densidade: Permite ajustar o dimensionamento (volume) das informações exibidas na data grid (tabela de dados), tornando mais fácil lidar com grandes conjuntos de dados.
4) Visões Salvas: Os usuários podem selecionar uma visão para visualizar os dados de acordo com as colunas, filtros, densidade, ordenações e demais configurações que foram previamente customizadas. Isso é útil para acessar rapidamente configurações de análise comuns.
5) Salvar Visão: Os usuários podem salvar uma visão personalizada para seu uso pessoal, gravando a forma com que as colunas, filtros, densidade, ordenação e demais configurações da tabela estavam no momento que a Visão é criada.
6) Gerar Relatório - Formatos de exportação: Atualmente, está disponível a opção de gerar o relatório no formato CSV (Comma-Separated Values) e XLSX, que são úteis para exportar dados para outras ferramentas de Business Intelligence (BI) ou para compartilhamento.
Por fim, este relatório busca fornecer uma visão detalhada das informações de parcelas facilitando a gestão eficiente financeira, otimizando na tomada de decisão e conferência das movimentações financeiras. Aproveite a utilização da tela de consulta e todas as suas funcionalidades!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!