Para dar esta carência é preciso, primeiramente, cadastrar um novo valor de indexador que será utilizado para gerar esta correção.
Acesse Apoio > Indexadores > Valores de Indexadores.
Informe o indexador para cadastrar um novo indexador e clique em Novo.
Atenção! O cadastro de novos valores para um indexador deve ser realizado de acordo com a periodicidade de publicação do mesmo, geralmente é mensal.Informe a quantidade de meses a mais que a data de cadastramento que você deseja cadastrar o indexador.
Nota! O indexador REAL não tem variável. Logo, esta operação não se aplica a ele.
Por padrão, este limite é de até 2 meses. Contudo, este prazo pode ser alterado e reconfigurado até 12 meses. Veja como:
Acesse Segurança > Administração > Parâmetros .
Pesquise pelo parâmetro 1139 e limite o valor de meses até 12 meses no campo "Número de Meses" e clique em Salvar.
Atenção! Se a configuração do parâmetro não estiver informada a quantidade de meses determinada no Cadastro do Indexador será exibida a mensagem abaixo.
Ao cadastrar um valor de indexador, se o mês desse valor cadastrado para maior que o mês da data atual, será automaticamente ativado a bandeira Valor Temporário. Todos os meses indicados para replicar comuns incluídos também.
Atenção! Ao se cadastrar o valor real do mês uma bandeira "Valor Temporário" deve ser desmarcada.Após cadastrar os indexadores futuros é possível incluir ao tipo de condição de pagamento de um contrato ( Comercial > Pró-Vendas / Vendas > Contratos ) uma base de dados futura para a correção do indexador nas parcelas. ESSA dados Devera Ser informada no Campo Base de Dados.
Ao cadastrar indexadores futuros é importante lembrar que será necessário realizar a atualização do valor / percentual correto quando o valor do indexador no mês for liberado. Pois atualmente o valor deste indexador é irreal.