A apropriação de obra é aproveitada para vincular os lançamentos do sistema (compras e financeiro principalmente) aos itens do orçamento. Desta forma é possível visualizar nos relatórios gerenciais um comparativo entre o que foi orçado e o que foi comprado para cada etapa / serviço da obra .
Passo a passo
- Para realizar a configuração da apropriação de obra acesse o cadastro da obra Apoio > Obras / Centro de Custo > Cadastro.
- Informe os parâmetros de consulta obrigatórios (*) e clique em Consultar.
- Localize a obra estimativa nos resultados da consulta e acesse o cadastro clicando na edição do registro ().
- Acesse a aba Obra no menu superior e definir o Nível de Apropriação .
O nível de apropriação define se os custos da obra serão incluídos de forma detalhada ou não.
Para não controlar as despesas por nível de apropriação utilize a opção “Obra”. Neste caso, se houverem apropriações registradas para esta obra as mesmas serão eliminadas ao confirmar esta operação. No caso de querer controlar a apropriação de obra nos níveis mais detalhados selecione uma das opções: " Célula Construtiva”, “Etapa”, “Subetapa” ou “Serviço”.
O detalhamento das informações referentes a uma obra permite avaliar a forma mais eficaz os relatórios comparativos entre o orçamento e os custos da obra gerado pelo sistema , realizando um item de análise de um item e para a obra como um todo. Essa análise é importante porque mostra se o custo da obra está sendo maior do que o que foi orçado para cada item inserido no orçamento da obra.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!