Precisa cadastrar novo indexador no sistema, mas está em dúvida sobre como preencher os campos, veja as informações abaixo.
Dica! Caso tenha dúvidas sobre o passo passo para criar novo indexador, acompanhe o artigo: Qual o passo a passo para a criação de um novo indexador?
Passo a passo
Ao clicar em adicionar na tela de cadastros de indexadores (Apoio / Indexadores / Cadastros) abrirá os campos para preenchimento.
Assim, deve descrever:
Nome: Nome do indexador apresentado, por exemplo (INCC, IGP-M, CUB), etc.
Código: Código do indexador apresentado, cada indexador possui um código de identificação pelo Banco Central, caso tenha dúvidas sobre qual é o código do indexador que está cadastrando, poderá consultá-lo diretamente pelo site do Banco Central do Brasil, pelo link:
https://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localizarSeries.do?method=prepararTelaLocalizarSeries
Sigla da moeda: Sigla da moeda do indexador apresentado, como por exemplo R$.
Retroatividade de receitas: Retroatividade do indexador apresentado para receitas.
Retroatividade de despesas: Retroatividade do indexador apresentado para despesas.
Atenção! A retroatividade se refere ao período retroativo a ser considerado para o cálculo dos valores de correção nos casos em que o indexador do mês corrente é publicado somente nos meses seguintes. Exemplo: no caso do indexador IGPM - supondo que se esta no mês de setembro e o valor do indexador para o mês de setembro é publicado somente em outubro, neste caso deve-se informar -1 como retroatividade para que o Sienge corrija os valores para o mês setembro utilizando o valor do indexador cadastrado para o mês de agosto.
Atenção! A retroatividade vai ter comportamento diferente dependendo da periodicidade do indexador. Sendo mensal, a retroatividade é em meses, mas sendo diário a retroatividade é em dias. Então pegando de exemplo um indexador diário com retroatividade -2, e estando no dia 29/12/2023, a data que vai ser utilizada para corrigir a parcela é 27/12/2023.
Modo de correção: Modo de correção do indexador apresentado, indica como serão informados os valores publicados para o indexador se em valor ou percentual.
Periodicidade: Periodicidade de correção do indexador apresentado, indica a periodicidade de publicação dos valores para o indexador se diário ou mensal.
Ativo: Situação do indexador apresentado. A opção aparecerá marcada caso o indexador esteja ativo para ser utilizado no sistema. Caso a opção apareça desmarcada o indexador estará na situação de inativo - continuará a ser utilizado nas consultas de todo o sistema e apresentado em relatório - mas não será permitido o cadastramento de novas informações utilizando o indexador.
Exemplo de como fica após o cadastro das informações:
Nota! As informações a serem preenchidas no cadastro do indexador são particulares de cada empresa, então antes de cadastrar verifique internamente os dados, para preenchimento da maneira correta.
Dica! Após a criação do indexador, poderá realizar a importação de valores, veja as orientação de como proceder no artigo: É possível importar valores dos indexadores?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!