No caso de títulos com correção anual, se necessário ser realizado um reparcelamento, existe um parâmetro que altera a data da última repactuação para a data do reparcelamento. Neste artigo veremos qual é o parâmetro e seu comportamento.
Pré-requisito
Acesso à rotina: Financeiro / Contas a Receber / Reparcelamentos / Inclusão
Acesso à rotina: Segurança / Administração / Parâmetros
Passo a passo
Para os títulos de correção anual, a alteração de valor e data base irá ocorrer no momento da repactuação ou reajuste programado, dependendo de qual a forma de correção definida no momento do lançamento do título. Porém, se necessário ser realizado um reparcelamento, existe um parâmetro que regula a data do último reajuste:
1. Acessar a rotina: Segurança / Administração / Parâmetros
Consultar o parâmetro 291
Define se no momento de um reparcelamento de contratos com correção anual a data do reajuste deverá ser atualizado para a data do reparcelamento. Se não, deve-se alterar manualmente a data na tela de Títulos a Receber -> Correção Anual.
Se o parâmetro estiver como Sim, ao efetivar o reparcelamento do título com correção Anual, a data de reajuste será alterada para a data do reparcelamento e o novo período de 12 meses começará a contar a partir desta data.
No momento de realizar o reparcelamento na rotina: Financeiro / Contas a Receber / Reparcelamentos / Inclusão, quando o parâmetro estiver ativado, irá aparecer a seguinte caixa de mensagem:
Dando OK, ao finalizar o reparcelamento, a data da última repactuação irá alterar para a data do reparcelamento:
O novo período para reajuste vai começar a contar a partir desta nova data!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!