Operações com cheques de pagamento a fornecedores - conceitos e quando utilizar cada uma

Este artigo irá abordar todas as operações com cheques e o comportamento do sistema ao utilizá-las. Dessa maneira, para identificar qual a operação correta para seu cenário, consulte abaixo.


As operações descritas abaixo são referentes à cheques emitidos em Caixa e bancos / Cheques / Emissão de Cheques e são cheques de pagamento a fornecedores.

Para utilizar alguma dessas operações, acessar o cheque em Caixa e bancos / Cheques / Operações com Cheques.


  • Excluir: Esta operação excluirá o cheque. As baixas das parcelas relacionadas a este ficarão novamente disponíveis para emissão de cheques. O mesmo número de cheque poderá ser utilizado novamente.


  • Cancelar: Esta operação cancelará o cheque. As baixas das parcelas relacionadas a este ficarão novamente disponíveis para emissão de cheques. O número de cheque NÃO poderá ser utilizado novamente.

    Dica! 

    Se o parâmetro 207 estiver ativo, a baixa do título associado ao cheque cancelado será excluída, permitindo baixar novamente. O parâmetro é configurado, em: Segurança / Administração / Parâmetros.



  • Excluir cancelamento: Esta operação é apresentada somente quando o cheque estiver na situação Cancelado. Ao realizar esta operação para um cheque cancelado, as baixas das parcelas relacionadas a ele não estarão mais disponíveis para emissão de cheques, já que o cheque voltará para "Emitido".




  • Estornar: Esta operação estornará o cheque e excluirá as baixas das parcelas relacionadas a este. O número de cheque NÃO poderá ser utilizado novamente. 

  • Cheque estornado - Tornar cancelado: Esta operação é apresentada somente quando o cheque estiver Estornado. Ao realizar esta operação para um cheque estornado, este passará para situação cancelado.



  • Cheque estornado - Confirmar Pagamento: Com esta operação, as baixas e a movimentação relativa ao cheque, antes excluídas, são confirmadas novamente; o cheque volta para situação de emitido e o histórico dos movimentos de estorno é mantido.



  • Devolver: Esta operação devolverá o cheque. As baixas das parcelas relacionadas a este ficarão novamente disponíveis para emissão de cheques. O número de cheque NÃO poderá ser utilizado novamente.



  • Excluir devolução: Esta operação é apresentada somente quando o cheque estiver Devolvido. Ao realizar esta operação para um cheque devolvido, as baixas das parcelas relacionadas a ele não estarão mais disponíveis para emissão de cheques, já que o cheque voltará para "Emitido". 


  • Alterar para situação impresso: Esta operação permite alterar o cheque para situação impresso. As baixas das parcelas relacionadas a este serão excluídas (assim como a movimentação de saída relativa à emissão de cheque) e não poderão ser realizadas enquanto o cheque estiver com esta situação.

    Posteriormente, o cheque poderá ser alterado para situação emitido. As baixas serão realizadas automaticamente. Esta operação é útil quando se deseja imprimir os cheques previamente para posterior entrega aos fornecedores.

    Para ser possível alterar o cheque para situação impresso verifique parâmetro 12 do sistema (Segurança / Administração / Parâmetros).

    Artigo relacionado ao processo: Cheque impresso / pré-datado: função que permite aguardar a compensação de um cheque pelo fornecedor


  • Confirmar pagamento: Ao realizar a operação para cheques impressos, ocorre o processo inverso da operação de "Alterar para situação impresso". Ou seja, as baixas e a movimentação relativa ao cheque, antes excluídas, são confirmadas novamente e o cheque volta para situação de emitido.

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.