Dependendo do fluxo de compras ou prestação de serviço, será necessário entrar em comum acordo com o fornecedor sendo realizado um pagamento adiantado. Com este adiantamento, o usuário poderá visualizar a despesa da obra através dos Relatórios Gerenciais no Módulo Suporte a Decisão > Gerencial de Obras.
O que irá definir qual o comportamento adotado pelo sistema na apresentação dos valores de pedidos e contratos que possuem adiantamento vinculado, ou até mesmo adiantamento simples está relacionado ao Parâmetro 215 (Segurança > Administração > Parâmetros). Este parâmetro existe para que não haja duplicidade de valores na análise de despesa da obra.
Veremos qual o comportamento adotado pelo sistema em cada uma das situações no Parâmetro 215.
Passo a passo
O parâmetro 215 (Segurança > Administração > Parâmetros) determina se, no Gerencial de Obras, serão consideradas as baixas de adiantamento OU as baixas de abatimento de adiantamento.
A seguir veremos o comportamento do sistema em cada uma das duas opções.
Parâmetro 215 selecionado na opção 0 (zero):
Estando o parâmetro 215 selecionado na opção 0 (zero), o sistema irá considerar a baixa do tipo adiantamento, para apresentação nos relatórios gerenciais de obras. Ou seja, na emissão dos relatórios será apresentado o titulo avulso de adiantamento, efetuado diretamente no Módulo Financeiro > Contas a Pagar. Nessa situação além do tipo da baixa o título precisa ter uma apropriação de obra informada. Segue exemplos mais a seguir.
Parâmetro 215 selecionado na opção 1 (um):
Estando o parâmetro 215 selecionado na opção 1 (um) , o sistema irá considerar a baixa do tipo abatimento do adiantamento, para apresentação nos relatórios gerenciais de obras. Ou seja, na emissão dos relatórios será apresentado o titulo da nota fiscal que efetuou o abatimento de adiantamento. Segue exemplos mais a seguir.
Exemplos
Emissão do Relatório Analítico de Apropriações por Obra estando o Parâmetro 215 selecionado na opção 0 (zero) - Baixa de Adiantamento
Neste exemplo, o titulo de adiantamento 9675 foi vinculado ao pedido de compra 1168 e o titulo de adiantamento 9682 foi vinculado ao contrato CT/711. Mas a mesma regra se aplica a baixas de adiantamento simples, sem vínculo com pedidos ou contratos.
Para emissão do relatório gerencial, faremos uso do Relatório Analítico de Apropriações por Obra (Suporte a Decisão > Gerencial de Obras).
Como o adiantamento vinculado ao pedido/contrato baixa a previsão deste, ela deixa de ser apresentada no Gerencial de Obras.
Atenção! Como o parâmetro está configurado para apresentar o adiantamento, este é apresentado aqui, independente de ter ocorrido abatimento ou não desse adiantamento (simples ou vinculado). Lembrando que o título de adiantamento deve estar apropriado na obra.
Emissão do Relatório Analítico de Apropriações por Obra estando o Parâmetro 215 selecionado na opção 1 ( um ) - Abatimento de Adiantamento
Neste exemplo, realizamos o abatimento de adiantamento. Para emissão do relatório gerencial, faremos uso do Relatório Analítico de Apropriações por Obra (Suporte a Decisão > Gerencial de Obras).
Ao emitir o relatório, o sistema considerou o titulo baixado por abatimento de adiantamento, não apresentando a baixa de adiantamento.
Esse valor passará a ser considerado somente quando houver a baixa de abatimento de adiantamento na nota.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!