API - Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos - é uma padronização para comunicação, transferência e/ou carregamento de dados entre dois sistemas, softwares ou aplicativos.
Uma API pode ser utilizada por exemplo para que um Sistema de Gestão como o Sienge, envie informações de pagamentos para um sistema bancário, ou que o Sistema bancário envie informações sobre recebimentos ao Sistema de Gestão.
APIS REST
É um padrão de arquitetura de requisições feitas no método HTTP e que tem um conjunto de regras e protocolos. Basicamente quando falamos de APIs REST tradicionais, estamos falando de transações que se compararam com as de um sistema, tais como:
- Obter uma lista de recursos
- Ver os dados de um determinado recurso
- Editar dados de um recurso
- Incluir um novo recurso
- Excluir um recurso.
Vendo as ações acima comparamos com o que vemos nas telas de um sistema, sendo que a lista de recursos obtida é dada por parâmetros que trazem com uma paginação os registros.
APIS BULK
As APIs BULK DATA são baseadas no modelo REST, mas tem uma tecnologia capaz de retornar um enorme volume de dados em apenas uma requisição.
As BULK APIs são mais utilizadas para criar relatórios em B.I. ou manipular uma grande massa de registros.
WEBHOOKS
Webhooks são gatilhos que podem ser configurados para notificar um outro sistema de mudanças ocorridas em algum recurso.
Por exemplo, para manter dois sistemas atualizados com os dados de clientes, toda vez que um cliente for alterado, incluído ou excluído, você pode configurar para que o sistema onde houve a alteração avise o outro sobre o evento e assim seguir com uma sincronização.
Isso reduz o retrabalho de ter que ficar comparando duas bases de dados constantemente.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!