Vendas e Pós-Vendas - Comercial - Vendas e Contratos - Cancelamento
No momento de fazer um distrato temos a opção de gerar um título de devolução ou vincular um título avulso do Contas a Pagar. Entretanto a origem dos títulos é diferente, quando gerado pela tela de cancelamento de contratos, a origem do título é COM e quando gerado de forma avulsa a origem é o CP, refletindo nos movimentos contábeis.
Exemplo: A empresa precisa fazer uma devolução a um cliente que é maior que o valor pago corrigido, nesse caso é necessário criar um título avulso no Contas a Pagar.
Exemplo: Ao preencher o campo reembolso adicional será possível adicionar um valor maior de devolução ao cliente do contrato e a origem do título será COM, auxiliando no processo contábil.
Passo a passo
Como Acessar:
Para preencher o campo reembolso adicional o usuário não administrador precisa das seguintes autorizações:
Em Segurança > Autorizações > Usuários > Comercial > consulta o usuário, a flag “Autorizado a alterar o subtotal líquido a devolver no cancelamento de contratos de vendas” para depois clicar na flag “Autorizado a inserir um reembolso adicional no cancelamento de contratos de vendas” como é apresentado pela imagem a seguir.
No momento de realizar o cancelamento teremos a seguinte estrutura:
Onde:
O “subtotal líquido a devolver” deverá ser maior que o “valor mínimo contratual a devolver (x.x%)” e menor que o "valor recebido atualizado".
Atenção! Se for informado um valor maior, o sistema continuará apresentando a mensagem de que o valor precisa estar dentro do intervalo de valores, sendo este o comportamento padrão do sistema. Caso o usuário tenha autorização, ele poderá preencher o campo “Reembolso adicional” que será somado com o “Subtotal líquido a devolver” e irá compor o “Total líquido a devolver” possibilitando que o valor de devolução seja maior que o valor pago corrigido do contrato.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!