Na emissão de uma nota fiscal podem ocorrer diversas rejeições devido ao preenchimento das informações no sistema utilizado e a comunicação com órgãos reguladores.
Referente a Rejeição 223, essa ocorre quando o “CNPJ do transmissor do lote é diferente do CNPJ do transmissor da consulta” indica que o certificado usado na autenticação (SSL) da consulta é divergente do certificado usado na autenticação do envio.
Essa rejeição ocorre por razões diversas de comunicação com a SEFAZ.
Pré-requisito
Ter os cadastros fiscais devidamente configurados no Sienge e possuir o módulo de emissão de notas fiscais ativo.
Nota!
A rejeição se apresenta no momento da emissão da NF-e quando há informações cadastradas inadequadamente.
Passo a passo
Na emissão da nota fiscal, em: Notas Fiscais > Emissão de NF-e > Emissão, ao se deparar com a rejeição 223, conforme imagem a seguir:
Essa rejeição significa que foi enviada uma NF-e para a Sefaz, em que o usuário tem o uso do certificado para autenticação de comunicação e também para a assinatura do arquivo digital ou que houve uma falha na comunicação de retorno da SEFAZ.
No entanto, essa rejeição surge quando o certificado usado para autenticar a comunicação não é o mesmo usado para assinar a NF-e.
Para rever o cadastro do certificado no Sienge vá em: Apoio > Certificados Digitais > Cadastro.
Sobre esse cadastro, temos um artigo com o passo a passo conforme disponível no link a seguir: Como atualizar o Certificado Digital A1? : Sienge Plataforma
Atenção! Quando há algum certificado inválido ou vencido na máquina, juntamente com o que está sendo utilizado para assinar as notas, pode ser que haja um conflito entre esses certificados ocasionando uma diferença entre os processos de autenticação e assinatura.
Portanto, além da revisão das informações cadastrais, recomenda-se a remoção dos certificados inválidos ou vencidos, mantendo somente os certificados corretos.
Caso o processo seja praticado e o mesmo não dê certo, o usuário deve contatar a SEFAZ, verificar se a nota em questão já está autorizada, baixar o XML dessa nota pelo Site da SEFAZ e contatar o suporte do Sienge em questão pedindo a atualização da nota no sistema caso esteja autorizada na SEFAZ e não autorizada no Sienge.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!