Todas as NFes recebidas e que a empresa destinatária tenha compromissos fiscais e financeiros devem ser cadastradas. Este artigo exemplificará como escriturar uma nota fiscal eletrônica (modelo 55) recepcionada no Módulo Financeiro.
Pré-requisito
Possuir o Módulo Recepção de Nota Fiscal Eletrônica contratado;
Dispor de um documento, devidamente configurado para ocorrer o cadastro das NFes modelo 55. Veja o artigo de como configurar documento: Como configurar documento para escrituração de NF-e.
A NFe ficará disponível para escrituração (cadastro) e o sistema preencherá os dados corretamente, somente quando o XML e DANFE for recepcionado junto a nota.
Passo a passo
1. Acesse: Financeiro / Contas a Pagar / Títulos, clicando em NOVO. Em seguida, preencha o campo "DOCUMENTO" com o documento configurado para NFe;
2. Ao indicar o documento parametrizado, o Sienge irá habilitar o campo CHAVE DE ACESSO, local esse que você preencherá a chave da nota fiscal recepcionada.
Dessa maneira, se todos requisitos citados anteriormente estiverem corretos, o Sienge completará as informações do título com as informações presentes no XML, como: valor, credor (emitente), empresa (destinatária), data de emissão e número do documento.
Dica! Se houver mais de uma empresa e/ou credor cadastrados no Sienge com o mesmo CNPJ e registrados no XML da NFe, o sistema permite alterar através da lupa - ficará um ponto de "!" sinalizando.
Atenção! Caso o documento esteja configurado e o sistema não habilite o campo CHAVE DE ACESSO ao cadastrar o título, pode ser sinal de que o Módulo Recepção de NFe não foi contratado.
Como manifestar NFes recepcionadas?
Como configurar uma empresa para recepção de NF-e
Esperamos que este artigo tenha ajudado!