Nota fiscal eletrônica é um documento digital emitido por empresas, essas são emitidas quando ocorrem vendas de mercadorias ou prestações de serviços.
Ao tentar emitir uma nota fiscal, podem ocorrer diversas situações que torna inviável a emissão, dentre elas estão os cadastramentos inadequados de informações, cancelamentos ou desatualizações de certificados, cadastros não executados em sua plenitude ou praticado de forma inadequada, dentre outras situações diversas.
A rejeição 355: "Informar o local de saída do Pais no caso da exportação" ocorre quando for emitida uma NF-e (modelo 55) de exportação, porém não é informado o local de embarque ou transposição de fronteira.
Pré-requisito
- Sem pré-requisitos.
Nota! A rejeição se apresenta no momento da emissão da NF-e quando há informações cadastradas de forma parcial.
Passo a passo
Na emissão da nota fiscal ao se deparar com a rejeição 355: "Informar o local de saída do Pais no caso da exportação" conforme imagem a seguir:
Passo 01 - Quando é informado a opção “Exportação” no campo "Operação com o exterior", no cadastro de operações.
Para que seja possível emitir uma NFe de exportação através do Sienge, é necessário utilizar uma operação específica de "Exportação".
Para esta situação, a opção “Saída” será preenchida automaticamente.
Nota! Para as operações de exportação, deve ser cadastrado somente CFOP com início igual a 7 (Exemplo: CFOP 7.101).
Passo 02 - Quando for feito o cadastro da NFe de Exportação (cuja operação esteja sinalizada desta forma), devem ser preenchidas as informações na aba “Informações de comércio Exterior” em: Emissão de Nota Fiscal > Emissão > Informações de comércio exterior conforme imagens a seguir:
Nesta aba devem ser preenchidas as seguintes informações:
- UF de saída
- Local de embarque
- Local de despacho
Atenção! As informações de Imposto de comércio exterior serão geradas no Grupo ZA- Informações de comércio exterior do xml da NFe.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!