Parâmetros que influenciam no momento da repactuação!


No processo de repactuação de contratos, certos parâmetros têm influência direta no resultado final. Este artigo oferecerá uma análise detalhada desses parâmetros.

 

 

Passo a passo    


1 -  Para verificar a configuração de um parâmetro em seu sistema, acesse a rotina: Segurança / Administração / Parâmetros. Busque pelo parâmetro e clique no ícone do lápis para abrir a edição e validar a configuração atual desse parâmetro, este parâmetro 35 estabelece um tratamento específico para as parcelas não quitadas no ato da repactuação.



 


1.1 - Na tela de Cadastro de Parâmetros, é possível analisar a descrição e a explicação do parâmetro, bem como o tratamento de sua configuração.


1.2 -Assim, você poderá escolher a opção mais adequada para repactuar e salvar o contrato.

 

2 - Além do parâmetro 35, temos mais alguns parâmetros que influenciam no processo de repactuação, incluindo:



2.1- Parâmetro 41 :  Possibilita escolher se o tipo de correção virá previamente definido como correção Mensal, Anual com parcela de resíduo ou Anual sem parcela de resíduo.



2.2 - Parâmetro 108: Pode-se definir quantos meses após a data da repactuação será a data de vencimento da parcela de resíduo.



2.3 -  Parâmetro 154: Define se a caixa de seleção na baixa "Corrigir o valor do saldo das parcelas com correção anual", ficará sempre marcada ou não. 



2.4 - Parâmetro 155: Indica se a data cálculo para a correção deve ser a data da repactuação ou a data base mais 12 meses.



2.5 - Parâmetro 169: Indica se o valor do resíduo poderá ser diluído entre as parcelas restantes no momento da repactuação do título. 



2.6 - Parâmetro 197:  Deve estar configurado para permitir correção em períodos menores de 12 meses.



2.7 - Parâmetro 254: É definido se, nas parcelas de correção anual, a multa de mora será cobrada em cima do valor original ou do corrigido. 



2.8 - Parâmetro 272: Permite que a pesquisa de títulos a serem repactuados considere títulos com correção maior que mensal, bimestral, semestral, etc.



2.9 - Parâmetro 291: Referente à reparcelamento, indica se a data do último reajuste será a data em que se está reparcelando ou deve-se alterar manualmente na aba Correção Anual do título.



3.0 - Parâmetro 300: Define se o valor das parcelas será ou não reajustado, caso a variação do indexador tenha sido negativa. 



3.1 - Parâmetro 308: Define se a baixa de repactuação deve ser apresentada para parcelas com correção anual e sem resíduo. Se o parâmetro estiver como "Não apresentar correção" o valor da correção será apresentado zerado no momento da baixa.



3.2 - Parâmetro 687: Permite que ao indicar "Sim" as parcelas com vencimento igual ao da data de repactuação sejam reajustadas como de uma parcela do período seguinte. Caso indique "Não" as parcelas com vencimento igual ao da data de repactuação não serão reajustadas e continuarão com o valor do período atual.



3.3 - Parâmetro 885: Define que poderá ser adicionado a diferença da correção monetária na parcela de resíduo em aberto do título, ao realizar a leitura do arquivo retorno (somente para títulos de correção anual que geram resíduo).



3.4 -  Parâmetro 1119: Permite a repactuação de títulos com situação irregular do tipo 1, 2 e 3.






4  -Assim, ao configurar estes parâmetros, o sistema adotará as configurações estabelecidas durante o processo de repactuação.







Dica! Caso precise de uma orientação em como realizar uma repactuação, pode acessar esse artigo :  Como realizar a repactuação de título no contas a receber?


 


 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.