O sistema de Integração Folha de Pagamento, permite a integração das informações de softwares de folha de pagamento com o Sienge, evitando a redigitação dos dados, agilizando o processo e consequentemente aumentando a confiabilidade das informações.
Para que está integração seja possível, o sistema de folha de pagamento da empresa deverá gerar um arquivo em Excel em formato CSV com layout definido pelo Sienge.
Pré-requisito
Para realizar a importação da folha de pagamento é necessário que haja uma verba cadastrada.
Veja o artigo: Como cadastrar uma verba?
A planilha não pode conter cabeçalho nas colunas e linhas, deve ser salva no formato CSV (separado por vírgulas) e tabulada com o separador “;”.
As colunas de A até F são obrigatórias.
Passo a passo
1- Vamos começar com o preenchimento da planilha, veja abaixo o conteúdo de cada coluna:
COLUNA A*: Código da Verba (Definido pelo usuário no cadastro da verba).
COLUNA B*: Código do centro de custo com 4 dígitos e a célula deve estar em formato texto.
COLUNA C*: Código do credor.
COLUNA D*: Nome do credor conforme informado no cadastro do credor.
COLUNA E*: Valor do pagamento. Note que os centavos devem ser separados por "." (ex.: 100.00).
COLUNA F*: Data do vencimento do título. A data deve ser informada no formato DD/MM/AAAA e a célula deve estar em formato texto.
COLUNA G: Código da obra (máximo de 5 dígitos).
COLUNA H: Código da Unidade Construtiva (máximo 3 dígitos).
COLUNA I: Código do Item do orçamento para apropriação do título. Informe a referência do item na planilha de orçamento (Ex.: 00.000.000.001), importante o preenchimento exatamente como está no Sienge, como todos os zeros e pontos.
Atenção! O código de referência deve ser do mesmo nível de apropriação definido no cadastro da obra.
COLUNA J: Código do Departamento.
Nota! Para informar o departamento e deixar o título sem apropriação de obra, deixe as colunas G, H e I em branco e preencha o número do departamento na coluna J.
COLUNA K: Número do documento.
COLUNA L: Observação do título.
Dica! As colunas com asterisco são de preenchimento obrigatório e as colunas G, H, I, J, K e L são opcionais, porém suas posições são fixas no layout.
Dica! Caso não seja preenchida a coluna L, a observação do título virá com o padrão: "Folha de pagamento mês e ano da competência - descrição da verba". Exemplo: "Folha de pagamento out/2023 - Salário"
Abaixo veja o um exemplo de planilha:
2- Com os dados inseridos na planilha, vamos agora realizar a importação;
3- Para importar no Sienge, basta acessar: Financeiro / Integração Folha de Pagamento / Importação Folha de Pagamento;
4- Preencher os seguintes campos:
Competência: Informe a data de competência dos títulos gerados. O mês informado na data de competência será utilizado na observação e no campo Número do Documento dos títulos gerados (caso a coluna K esteja sem preenchimento).
Arquivo para importação: Selecione o arquivo a ser importado.
Data de Emissão: Este campo trará como sugestão a data atual do sistema. Esta data será utilizada como a data de emissão dos títulos gerados no processo de importação.
Agrupar apropriação de obra: Marque esta opção para gerar um único título para o mesmo credor quando os registros possuírem o mesmo valor nos campos: Verba, Credor, Centro de Custo e Data de Vencimento.
Dica! Esta opção não é obrigatória para a importação da folha.
Atenção! Caso ao importar a planilha o sistema apresente uma validação, informando que dados obrigatórios não foram preenchidos, e você identifique que todas as colunas obrigatórias já estão devidamente e corretamente preenchidas: sugerimos copiar e colar sem formatação todo o conteúdo da planilha para uma nova planilha do Excel. Após, formatar como texto os campos que exigem esta formatação, na sequência testar novamente a importação da nova planilha gerada. Isto pois as formatações presentes no Excel podem interferir na importação.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!
Baixe o layout para importação da Folha de Pagamento: